Nota Introdutória
Nota introdutória
A evolução das técnicas de produção e distribuição de conteúdos jornalísticos nas redacções, impulsionadas pela Tecnologia de Informação e Comunicação, TIC, colocou o jornalismo impresso numa série de transformações, rupturas e “remediações”. Será que estamos na quebra do jornalismo clássico até então praticado? Algumas dúvidas começam a ficar esclarecidadas com o aparecimento de novos géneros jornalísticos e características específicas como hipertextualidade, multimedialidade, interactividade, personalização, memória, actualização contínua/instantaneidade. De forma transversal ocorrem outras mudanças de natureza sócio organizacional e do perfil da nova audiência, mais activa.
O desafio das instituições do ensino de jornalismo baseia-se no pressuposto de que o ensino do jornalismo em tempos de ciberespaço pressupõe o reconhecimento da presença de um novo ambiente para o desenvolvimento de práticas diferenciadas de educação., pois a aprendizagem no espaço constituído por tecnologias requer habilidades específicas para o estabelecimento de relações de ensino-aprendizagem entre professor e aluno.
As políticas públicas de educação devem encarar os novos desafios colocados pelas tecnologias como uma oportunidade de adaptação contínua às mudanças sociais e da forma de construção de conhecimentos.
Celestino Joanguete
E-mail: celestino.joanguete509@gmail.com
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