Pensar Digital

O Blog foi concebido para purgar algumas ideias resultantes da pesquisa em torno do Jornalismo Digital. Serve também como fonte de documentação para os estudantes do curso de jornalismo.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Nota Introdutória




Nota introdutória

A evolução das técnicas de produção e distribuição de conteúdos jornalísticos  nas redacções, impulsionadas pela Tecnologia de Informação e Comunicação, TIC, colocou o jornalismo impresso numa série de transformações,  rupturas e “remediações”.    Será que estamos na quebra do jornalismo clássico até então praticado? Algumas dúvidas começam a ficar esclarecidadas com o aparecimento  de novos géneros jornalísticos e características específicas como hipertextualidade, multimedialidade, interactividade, personalização, memória, actualização contínua/instantaneidade. De forma transversal  ocorrem outras mudanças de natureza sócio organizacional e do perfil da nova audiência, mais activa.

O desafio das instituições do ensino de jornalismo baseia-se no pressuposto de que o ensino do jornalismo em tempos de ciberespaço pressupõe o reconhecimento da presença de um novo ambiente para o desenvolvimento de práticas diferenciadas de educação., pois a aprendizagem no espaço constituído por tecnologias requer habilidades específicas para o estabelecimento de relações de ensino-aprendizagem entre professor e aluno.

As políticas públicas de educação devem encarar os novos desafios colocados pelas tecnologias como uma oportunidade de adaptação contínua às mudanças sociais e da forma de construção de conhecimentos.

Celestino Joanguete
E-mail: celestino.joanguete509@gmail.com

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